Orientações para Instalação e Montagem

A seguir apresentamos algumas informações básicas para obtenção do melhor rendimento dos tubos e conexões PVC + PTFV - TG Fiberglass

Descarga
O carregamento dos Tubos deverá ser efetuado manualmente, sem a utilização de ganchos, correntes ou cabos de aço para sua movimentação.

Os tubos não poderão ser jogados diretamente sobre o solo onde existam aresta vivas ou objetos cortantes.

Estocagem
Os tubos podem ser empilhados em camadas não superiores a 1,5m de altura, isolados entre si por sarrafos de madeira intercalados a cada 2,0m.

O material para as emendas deverá ser estocado à sombra, em local fresco e seco. A resina se armazenada a uma temperatura de 25ºC, permitirá uma vida útil de 120 dias. Durante o período de estocagem os tubos e conexões devem ser guardados em local coberto.

Emendas
Uma das características dos tubos e conexões de PVC+PRFV - TG Fiberglass é sua facilidade durante a montagem, podendo as emendas serem executadas através de nípeis ou flanges, conforme segue:

- Emenda por Flange

1) Selecionar a junta adequada levando-se em consideração a pressão, temperatura de operação e o efluente químico transportado. Para uma melhor vedação as juntas deverão ser maciças e o furo central da mesma ser 02 (dois) milímetros menor que o diametro interno do tubo.

2) Após a escolha da junta adequada, efetuar a furação da mesma de acordo com o flange e ajustar os parafusos todos com o mesmo aperto.

3) Nos flanges cegos, em pressões de serviços superiores a 3 Kg/cm2, deverá ser utilizada uma placa de aço sobre o flange como reforço.

- Emenda por Níple

1) Escolher adequadamente o tipo de níple a ser utlizada (ponta/ponta, bolsa/bolsa, ponta/bolsa, ou de adaptação)

2) Lixar a superfície interna do tubo até retirar o brilho, aplicando em seguida a solução limpadora com uma estopa devidamente limpa.

3) Aplicar através de pincel o adesivo de PVC nas partes a serem coladas e, em seguida, encaixar o níple firmemente. O mesmo procedimento deve ser efetuado na outra extremidade do níple.

4) Após o cumprimento das etapas anteriores, a colagem do liner de PVC está completa faltando apenas efetuar o reforço com em PRFV sobre a emenda. Para tal serviço será necessário utilizar o Kit de emenda composto por resina, catalisador e manta de fibra de vidro. As ferramentas adequadas são: roletes fino e grosso, pincel e recipiente para resina.

5) Colocar no recipiente a quantidade de resina TG Fiberglass a ser utilizada por emenda (vide tabela abaixo) e adicionar o catalisador e Mek conforme a tabela de matrial necessário, observando o tempo útil de aplicação.

6) Aplicar resina sobre a emenda, iniciando imediatamente a colocação de mantas de fibra de vidro, tomando-se o cuidado de iniciar com mantas de menor largura.

7) Impregnar bem a manta com resina, através de suaves batidas com pincel e, em seguida, passar o rolete grosso para a eliminação e bolhas de ar. Esta operação deverá ser repetida até a colocação de todas as mantas necessárias conforme a tabela de MATERIAL NECESSÁRIO.

8) O acabamento final será dado com rolete fino. Aós 72 horas o laminado estará curado e a tubulação pronta para entrar em operação.