HAND LAY-UP:
(laminação manual)

Hand Lay-up


Os tubos, tanques e conexões TG FIBERGLASS são fabricados em várias camadas de reforço de fibra de vidro, intercalando-se mantas e tecidos impregnados com resinas Poliester, Ester Vinilica ou Epoxi resistentes a corrosão. Laminados manualmente sobre moldes ou mandris espelhados os projetos são desenhados sob medida.Sendo que, estas camadas são devidamente compactadas até que a espessura final do laminado seja atingida.
Fabricados com mão de obra altamente qualificada e especializada, os tubos, tanques e conexões em PRFV da TG FIBERGLASS podem ser produzidos virtualmente para qualquer tamanho, não importando quão complexo seja e nas mais diferentes aplicações, no campo da corrosão.
Os laminados expostos a ambientes corrosivos são constituídos de quatro partes: laminado interno, laminado intermediário, laminado estrutural e laminado externo, onde se diferenciam da seguinte forma:

1. Laminado Interno:
Também conhecido como “LINER” é a parte do laminado que suporta o ataque químico direto do ambiente corrosivo, construído com uma ou duas camadas de véu de superfície de vidro tipo “C” ou véu sintético com gramatura de 35 g/m2 por camada e resina adequada ao ambeinte agressivo, na proporção de 90% de resina e 10% de vidro. O véu assegura uniformidade de espessura e melhor resistência ao impacto e a abrasão. O laminado interno evita que as fibras de vidro tenham contato direto com o ambiente agressivo, incluindo alguns que nem mesmo em aço inoxidável poderiam resistir.

2. Laminado Intermediário:
Também conhecido como “BARREIRA QUÍMICA”, é a parte do laminado responsável pela proteção do laminado estrutural, construído com duas camadas de mantas de fibras de vidro ou fio picado de fibra de vidro com gramatura de 450 g/m2 por camada e a mesma resina usada no “LINER”.
A proporção é de 30% manta de fibra de vidro e 70% de resina.

3. Laminado Estrutural:
E a parte do laminado que assegura a capacidade de resistência aos esforços externos e internos atuantes no laminado. Este processo de laminação manual, é construído por camadas alternadas de mantas de fibras de vidro e ou fio picado de fibra de vidro com gramatura de 450 g/m2 tecidos de fibras de vidro de 600 g/m2 (30 a 40%) impregnados com Resina (60 a 70%) aplicados manualmente. A quantidade de mantas e tecidos é dimensionada em função da resistência mecânica desejada.

4. Laminado Externo:
É a parte do laminado responsável pela cura superficial adequada e pela proteção do laminado estrutural contra as interpéries e Raios Solares. É construído com a aplicação de uma camada de 0,10 a 0,25mm de espessura de resina parafinada contendo aditivo inibidor a absorção de Raios Ultravioletas. Se a superfície externa estiver expostas a ambientes quimicamente corrosivos, a mesma deve ser construída com véu de superfície, como o interno. A cura se processa a temperatura ambiente ou em estufas apropriadas.
Os laminados TG FIBERGLASS apresentam um acabamento interno perfeitamente espelhados, (coeficiente de Hazen-Williams=145) de acordo com os padrões da norma NBS Voluntary Product Standards, US Department of Commerce, National Bureau of Standards, november 15, 1969 (NBS PS-15/69).
2014 - Copyrights - TG Fiberglass
NEWSLETTER
Cadastre seu E-mail e
receba novidades
da TG Fiberglass